sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PAZ!

A paz é fruto do Espírito. Quem tem o Espírito Santo vivendo e atuando dentro de si, tem paz. Mas... o que é essa paz? Como é essa paz? Ocorre com uma freqüência muito grande de pessoas nas igrejas de Cristo alardearem uma paz que não vemos em suas vidas. São irascíveis, nervosas, resmungonas, impacientes, encrenqueiras, assustadas ou desesperadas. É preciso delimitar o que é a paz. Conhecer as suas características, sua forma, e assim poder reconhecê-la tanto em nos como em nossos conservos de Cristo.

A idéia comum e corrente de paz, inclusive dentro de nossas igrejas, é que ela seria sinônima de tranqüilidade, calmaria e sossego. A paz seria a ausência de guerras, brigas, rixas ou desentendimentos.

Se a paz é um fruto do Espírito ou parte do fruto do Espírito, é necessário que conheçamos sua forma, suas características, sua apresentação, para que seja reconhecida. Quando vemos uma árvore, logo reconhecemos que é uma árvore, o mesmo ocorrendo com uma vaca ou uma motocicleta. Se não soubermos o que é a paz, como ela se apresenta, como é a sua forma e quais são as suas características, podemos estar na ilusão de ter essa paz, quando na verdade ela não faz parte de nossa essência. Nesse caso estaremos entre os iludidos a quem Jesus vai dizer: "apartai-vos de mim" (Mt.7:23 e 25:41). Daí a extrema importância de conhecer para reconhecer e identificar a atuação do Santo Espírito de Deus em nossa vida.

O desapontamento, a desilusão, a raiva, a ira, o desespero, a depressão levam o ser humano tomar os mais destrutivos comportamentos ou atitudes, o que já foi objeto de várias outras mensagens (eu quero paz; armadura de Deus 4 - sandálias da paz; quando queremos cair no abismo). A reação de quem tem a paz de Deus diante da oposição ou da adversidade não é raiva, irritação ou de modo vingativo, querendo afligir quem causou dor e sofrimento. Somente tem essa paz quem édominado pelo Espírito de Deus e tem certeza de que Deus está no comando, e sabe o que faz. Paz é a capacidade de não reagir com irritação, raiva ou ódio.

Eu vejo a paz como uma conseqüência, um subproduto, uma espécie de "efeito colateral" de quem tem a vida no Altar de Deus. A paz é a capacidade de manter a serenidade mesmo em meio às mais devastadoras e lancinantes situações.

A paz de Deus não se manifesta em meio à calmaria, à tranqüilidade. Não há necessidade. Ela se manifesta em meio à adversidade, à oposição, ao desespero, ao desapontamento, à desilusão, à ofensa, ao deboche ou rejeição.

Palavras de maldição, ofensas, irritação, ou até mesmo uma expressão aborrecida ou um silêncio "matador" são reações de quem não tem a paz de Deus. Quem não é dominado pelo Espírito Santo de Deus reage com aborrecimento, irritação, raiva ou até mesmo ódio em situações de desapontamento, desilusão, ou desespero. Você já viu algum amado irmão aparentemente conver-tido reagir de modo... "desamoroso" diante de qualquer situação... "um pouco mais grave"? É porque o Espírito Santo de Deus não frutificou a paz em sua alma, em seu espírito.

E você, como reage perante essas situações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário