terça-feira, 31 de agosto de 2010

HUMILDADE!

"Mansidão" ou ser "manso" comporta vários sentidos e significações que precisam ser compreendidos para que não caiamos no engano e venhamos a nos desviar do caminho de Deus. A palavra de Deus é espiritual e tem um sentido diferente, às vezes oposto, do sentido coloquial, gramatical e antropocêntrico. Aliás, o grande erro dos teólogos (e curiosos) que não têm a direção e a unção do Espírito Santo de Deus é justamente emprestar esse sentido humano às palavras espirituais da Bíblia. Daí porque a Bíblia diz que a "letra mata, mas o espírito vivifica" (II Cor.3:6).

Antes de falar (ou escrever) sobre o que vem a ser mansidão como fruto do espírito, insta colocar quais são os significados comuns que não cabem no contexto bíblico. O mais comum é o próprio sentido gramatical: "qualidade de ser manso, HUMILDE, brandura de gênio, índole pacífica, serenidade, lentidão no falar". Em outras palavras, mansidão seria sinônimo de tranqüilidade e sossego. Mansa seria a pessoa calma, tranqüila e sossegada. O que, evidentemente, não cabe no contexto de fruto de espírito. Uma pessoa não precisa ter o Espírito de Deus agindo em sua alma e em seu coração para que seja calma, tranqüila e sossegada. Isso é uma característica genética, ou fruto de esforço e força de vontade, como fazem os monges. Forçoso concluir que não é essa a mansidão de que fala a Bíblia como sendo fruto do espírito.

Eu entendo que ser manso, de acordo com a melhor interprestação bíblica, é ser como Moisés, o filho de Joquebede (Num.12:3). Ele era manso. E precisava sê-lo para poder ser condutor e dirigente de uma problemática multidão de aproximadamente dois milhões de pessoas.

Diversos versículos na Bíblia tratam da necessidade de sermos mansos, e agirmos com mansidão (Gal.6:1, Ef.4:2, Col.3:12, I Tim.6:11, etc). Quem não tem essa mansidão fica nervoso, irritado, exasperado, desesperado, irado, frustrado por quase nada. Às vezes por nada.

A vingança ocorre quando ferimos quem nos feriu, causamos dor a quem dor nos causou, afligimos quem nos afligiu. Assim, sintomático que o desejo de vingança é o desejo de ferir quem nos feriu, causar dor a quem dor nos causou, afligir quem nos afligiu. Toda vez que xingamos estamos expressando raiva, dor, ódio, frustração, desapontamento, decepção e coisas tais. Quando tratamos alguém com rispidez, grosseria, exasperação, irritação, má vontade ou qualquer tipo de sentimento ou atitude que faz com que nosso interlocutor sinta-se ferido, magoado ou simplesmente "indesejável" estaremos diante da comprovação da inexistência de mansidão em nosso ser. Pois a humildade têm de brotar dentro de nós, temos de ser humildes para a nossa vida inteira. Pode-se concluir que a mansidão é também externação da benignidade. Enquanto que a bondade é a prática de atos de benignidade, a mansidão nos faz abster de praticar qualquer ato que vá ferir, magoar, prejudicar, irritar, ou até mesmos deixar nossos companheiros de jornada aborrecidos ou entristecidos.

A Palavra de Deus, repita-se, é espiritual e deve ser espiritualmente interpretada. Essa mansidão de que a fala a Bíblia, tem o sentido de INABALÁVEL. Fé inabalável. Essa é a fé que fez com que Paulo e Silas cantassem hinos de louvor a Deus nas masmorras da cidade de Filipos (Atos 16). Quem tem uma fé inabalável é firme como o monte Sião (Salmo 125) que não se abala, mas permanece para sempre. Somente quem é dominado pelo Santo Espírito de Deus consegue essa mansidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário