segunda-feira, 30 de agosto de 2010

FIDELIDADE!

Algumas versões da Bíblia a palavra "fé", e não fidelidade. Neste caso especial, de acordo com a linha de raciocínio que tenho adotado na presente série, "fidelidade" é mais adequado. Contudo, necessário colocar que tal e qual a benignidade e a bondade, a fé e a fidelidade estão entrelaçadas de uma forma indissociável. Quem tem fé é fiel. Logo, quem não é fiel é porque não tem fé.

Não é com dificuldades que vemos algumas situações em que aqueles que não compartilham da mesma fé serem chamados de "infiéis" ou "hereges". Por exemplo, os protestantes dos séculos XVI e XVII eram taxados de "hereges" pelos católicos. E os cristãos até hoje são chamados de "infiéis" por alguns muçulmanos. Lógico que esse não é o sentido da palavra no contexto estudado.

Há um erro cometido por alguns pregadores acerca da interpretação de Amós 4:12 - "Portanto assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Nós não temos que nos preparar porque o Senhor Jesus está voltando. Mesmo que o Senhor Jesus não nos encontre com vida, temos que estar prontos. O sentido emprestado por esses pregadores é mais ou menos como se precisássemos limpar a casa porque o dono está voltando. E se o dono não estiver voltando podemos deixar a casa suja? Pela interpretação emprestada por essa linha de raciocínio, parece que sim.

Em minha opinião (o Senhor seja comigo), mesmo que o dono da casa NÃO VOLTE, a casa TEM que estar SEMPRE limpa, de modo que nós não temos que nos preparar PARA a volta de Jesus. Já temos que estar prontos. Sempre prontos.

Os empresários têm esse problema. Alguns empregados só trabalham quando eles estão presentes. Isso deu origem a dois ditados: "quando o gato sai, os ratos fazem festa" e "o que engorda o boi é o olho do dono".

Fidelidade vem de "fides", fiel. "Aquilo em que se pode fiar, firmar". Quem tem fidelidade é fiel. Os infiéis não têm fidelidade nenhuma. E o que é "fidelidade"? É a qualidade de ser fiel. E o que é "ser fiel"? É quando não traímos a confiança que em nós for depositada. Quem é uma pessoa fiel? É uma pessoa em quem se pode confiar. O Senhor Jesus pode confiar em ti? E você, tem guardado fielmente os mandamentos de Deus?

Em Mateus 24 e em Lucas 12, Jesus Cristo falou sobre o servo infiel que começou a explorar e se aproveitar dos conservos (companheiros) porque o Dono da Casa demorou a voltar. Ele será expulso e colocado junto com os hipócritas.

Algumas versões da Bíblia trazem a palavra "adúlteros" em vez em "infiéis" em Tiago 4:4. Quem trai a confiança depositada está cometendo um ato tão grave quanto é um adultério.

A fidelidade é fruto do espírito. O ser humano não consegue guardar os mandamentos de Deus. Ele é pecador demais, vil demais, egoísta, ganancioso e vingativo demais para ser fiel a Deus e cumprir os mandamentos que Ele determinou. Somente quem é cheio, dominado e dirigido pelo Espírito Santo de Deus consegue ser fiel a Deus.

O amado leitor tem sido cheio do Espírito de Deus? Em outras palavras: tem sido fiel a Deus? A gravidade da resposta revela a gravidade da pergunta.

Um comentário:

  1. Confesso que quando vi a palavra biblia prei de ler na mesma hora, bom não sou muito fã do evangelho, mas não leve pro pessoal, pois amei o layout do blog, ficou realmente muito bom, somente o conteúdo não me interessa, mas siga escrevendo, faz um trabalho importante, muitas pessoas precisam daquilo que você escreve aqui, parabéns.

    ResponderExcluir