quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GOZO!

Algumas versões da bíblia colocam a palavra "alegria" e não gozo. Particularmente prefiro a palavra "gozo".

Alegria é um fator (ou elemento) buscado, procurado, perseguido até, pela maioria absoluta da população do mundo. Essa palavra alegria está umbilicalmente ligada à diversão. As casas de shows, os bailes, os eventos tem por objetivo proporcionar diversão aos seus convivas e estão sempre lotadas de pessoas que querem preencher o vazio de suas vidas com um pouco de... alegria e diversão.

Quando Adão e Eva pecaram no Éden o Espírito Santo de Deus se ausentou do coração, do espíri-to e da alma do ser humano. E deixou um buraco, um vazio, uma falta de sentido que as pessoas querem encher. Você já ouviu ou leu a expressão "preencher o vazio do coração"? E buscam as mais diversas coisas para encher esse buraco. Fama, sucesso, reconhecimento, alegria, prazer, diversão, dinheiro, bens, poder.

Algumas passagens bíblicas colocam o gozo ou alegria, como queria chamar, como sinônimo de contentamento. Por exemplo: Mt.2:10; Mt.13:44; Lc.15:23-24. Essas passagens falam de situações, que coisas que aconteceram e que deram grande alegria aos seus personagens.

Quero entender que a alegria é decorrente de fatores EXTERNOS. De coisas que acontecem conosco ou com as pessoas que amamos (Jo.3:29). Ganhar um brinquedo novo, ter um desejo realizado, poder fazer ou desfrutar de algo de que gostamos são coisas que nos deixam alegres.

O gozo, contudo, é INTERIOR. São aqueles RIOS DE ÁGUA VIVA de que falou Jesus em João 7:38. Isto não depende de fatores externos. Esse gozo não depende da casa, do carro, do sofá ou das roupas que temos ou deixamos de ter. A alegria é que depende dessas coisas; o gozo, não! Daí porque não posso concordar com os partidários da "teologia do oba-oba", que colocam que a nossa felicidade depende de um bom emprego, de uma posição social elevada, de bens e honrarias que Deus estaria obrigado a nos proporcionar.

Pastor Sakugoro Tanaka, há quase 20 anos (isso mesmo: vinte anos) contou-nos uma história que só agora posso compreender. Ele disse que uma vez um rapazinho, amiguinho da vizinhança, apareceu com uma caixa (ou uma sacola) de papel, e começou a distribuir ovos com os garotos da rua. Um deles, que era cristão, chamado Massao achou aquilo esquisito e perguntou da origem dos ovos. O garoto contou que tinha roubado de uma granja próxima. O Massaozinho disse e insistiu que os ovos deveriam ser devolvidos. Então o rapaz disse: então vá você! Massao pegou os ovos e foi devolvê-los. Entrou furtivamente na granja e começou a distribuir os ovos pelos ninhos. Nisso foi flagrado pelo dono da granja que o xingou e o espancou. Ele tentou em vão explicar que estava devolver os ovos, e não os roubando. Com o rosto inchado e vermelho e a cabeça cheia de galos foi jogado fora da granja. Ao invés de chorar e dor e tristeza, Massao sentiu uma enorme satisfação porque compreendeu que lhe acontecera era o mesmo que acontecera a Jesus. E... cho-rou de alegria (gozo, para ser mais exato!).

Fatores externos não abalam o gozo de quem é dominado pelo Espírito Santo de Deus. Se fatores externos têm abalado o gozo do amado(a) leitor(a) isso significa que esse gozo não é decorrente do domínio e do transbordar do Espírito de Deus em ti.

O(a) amado(a) leitor(a) tem o gozado do Espírito Santo de Deus? Tem sido cheio desse Espírito? Então o gozo é uma realidade permanente em tua vida. Caso contrario...

Um comentário: