terça-feira, 20 de julho de 2010

POR QUE JESUS TEVE DE MORRER?

Romanos 3:25 'Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seis pecados, pela fé nele. '

1 João 4:10 'E o amor é isto: não fomos nós quem amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.'

Gálatas 3:13 'Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar.'

Se Deus não fosse justo, não haveria a necessidade de seu Filho sofrer e morrer. E, se Deus não fosse amoroso, não estaria disposto a deixar seu Filho sofrer e morrer. Entretanto, Deus é justo e amoroso. Por essa razão, seu amor se dispõe a satisfazer as exigências de sua justiça.
Sua lei exige: "Amarás, pois, o Senhor, teu deus, de todos o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." (Deuteronômio 6:5). Mas todos nós amamos mais a outras coisas do que a Deus. É nisto que consiste o pecado - desonrar a Deus, preferindo outras coisas em detrimento dEle e agindo em função dessas preferências. Por essa razão, a Bíblia afirma: "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). Rendemos glória àquilo que mais apreciamos. E o que mais apreciamos não é Deus.
Assim, o pecado não é uma coisa pequena, pois não é uma ofensa contra um Soberano insignificante. A intensidade de um insulto é medida pelo grau de dignidade da pessoa insultada. O Criador do universo é infinitamente digno de respeito, admiração e lealdade. Portanto, deixar de amá-Lo não é algo trivial - é traição. Deixar de amar a Deus é difamá-Lo e destruir a felicidade humana.
Visto que Deus é justo, Ele atenta para esses crimes e sente uma ira santa contra eles. Tais crimes merecem punição e Deus disse isso com clareza: "Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).
Deixar de punir o pecador é injusto, é apoiar a atitude de desonra contra Deus. Nesse caso, uma mentira reinaria no âmago da verdade. Por isso Deus diz: "Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las" (Gálatas 3:10/Deuteronômio 27:26)
Contudo, o amor de Deus não se condiciona à maldição que pesa sobre toda a humanidade pecaminosa. Deus não se alegra em irar-se, não importa quão santa seja esta ira. Por isso, enviou seu próprio Filho para absorver essa ira e carregar, em si mesmo, a maldição em favor de todos os que confiam nEle. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar" (Gálatas 3:13).
Jesus Cristo foi nosso substituto, não somente anulou a ira, mas a absorveu, desviando-a de nós e direcionando-a a si próprio. A ira de Deus é justa. Ela não foi removida, mas atribuída a Cristo.
Não brinquemos com Deus, nem façamos de seu amor algo trivial. Nunca ficaremos perplexos diante do amor de deus, enquanto não considerarmos a seriedade de nosso pecado e a justiça da ira de Deus contra nós. Mas quando, pela graça, despertamos para nossa indignidade, então, podemos olhar para o sofrimento e a morte de Cristo e dizer: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4:10).
Por: John Piper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário