quinta-feira, 22 de julho de 2010

E SE EU NÃO AMAR A DEUS?

Em nossos momentos mais felizes, não desejamos morrer. A vontade de morrer surge quando nosso sofrimento parece insuportável. O que realmente queremos, nesses momentos, não é a morte, mas o alívio. Almejamos que voltem os bons tempos, que a dor passe ou que nosso ente querido retorne da sepultura. Queremos vida e felicidade.
Enganamos a nós mesmos quando tempos uma visão romântica da morte, como se ela fosse o clímax de uma vida bem vivida. Ela é inimiga. A morte nos separa de todos os maravilhosos prazeres deste mundo. Damos doces nomes à morte, como se ela fosse o menor dos males. Mas, mesmo quando esse carrasco nos desfere um golpe de misericórdia e acaba com o nosso sofrimento, isso se torna o fim da nossa esperança, pois não é isso o que desejamos, de fato. O que realmente queremos é vida e felicidade.
Deus nos fez assim. 'Deus... pôs a eternidade no coração do homem' (Eclesiastes 3:11). Fomos criados à imagem de Deus e Deus ama a vida e vive eternidade. Fomos feitos para viver eternidade, e viveremos. O oposto de vida eterna não é aniquilação, é inferno. Jesus falou sobre isso mias do que qualquer outra pessoa. Ele deixou claro que rejeitar a vida eterna oferecida por Ele resultaria não em aniquilação e sim na miséria da ira de Deus: 'Quem crê no Filho tem a vida eterna: o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus' (João 3:36).
Além disso, essa ira permanece eternamente. Jesus disse: 'E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.' (Mateus 25:46). Essa ira é uma realidade indescritível que mostra a infinita malignidade da atitude de tratar Deus com indiferença ou menosprezo. Por essa razão, Jesus adverte: 'E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o, é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo apaga' (Marcos 9:47-48).
Deste modo, a vida eterna não é apenas a extensão desta vida, com a sua mistura de dor e prazer. Assim como o inferno é o pior dos resultados desta vida, a 'vida eterna' é o melhor. Tal vida é uma alegria suprema e crescente, onde o pecado e a tristeza deixam de existir. Tudo o que é mau e danoso, nesta criação caída, será eliminado. Tudo que é bom - tudo que traz a verdadeira e duradoura felicidade - será perseverado, purificado e intensificado.
Seremos transformados e capacitados para receber dimensões de alegria que são inconcebíveis nesta vida. 'Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam' (1 Coríntios 2:9). Em cada momento da vida, agora e sempre, podemos vivenciar uma verdade: para aqueles que confiam em Cristo, o melhor ainda está por vir. Nós veremos a glória de Deus, a qual satisfaz completamente. 'E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste' (João 17:3). Foi com esse propósito que Cristo sofreu e morreu. Como não O abraçaremos como nosso tesouro e vida?

3 comentários:

  1. nossa! amei teu blog. às vezes realmente a gente se sente descrente... desejando essas coisas horríveis e não é bem assim. Senti alívio ao ler o texto. Gostei muito.
    estou seguindo.
    segue-me ?
    http://chasquento.blogspot.com/
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, bem não acredito em Deus!
    Mas achei que vc tem uma forma diferente de chamara atenção para esse assunto, parabéns!

    ResponderExcluir