sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO.

Existe um livro muito legal da Literatura Brasileira Contemporânea, Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo, onde o autor se inspirou em um trexinho da Bíblia Sagrada para escrever todo o livro. O livro é maravilhoso, sugiro para quem tem o gosto pela leitura. No meu caso, eu havia ganhado ele do meu pai, porém nunca tinha o lido, por ter preguiça, mas um dia quando meu pai mostrou pra mim o quanto triste ele estava, porque eu não tinha utilizado o presente que ele havia me dado em um período que eu fui morar fora, eu resolvi ler então. Gostei tanto que cai de cabeça mesmo. Vivi este livro e quero passar uma mensagem que ele trás, na verdade uma citação.

'Jesus nos fala dos lírios do campo que não trabalham nem fiam, e no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. Está claro que não devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de que tudo nos caia do céu. É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.'

'Não penses que estou fazendo o elogio do puro espírito contemplativo e da renúncia, ou que ache que o povo deva viver narcotizado pela esperança da felicidade na 'outra vida'. Há na Terra um grande trabalho a realizar. É tarefa para seres fortes, para corações corajosos. Não podemos cruzar os braços enquanto os aproveitadores sem escrúpulos engendram os monopólios ambiciosos, as guerras e as intrigas cruéis. Temos de fazer-lhes frente. É indispensável que conquistemos este mundo, não com armas do ódio e da violência e sim com as do amor e da persuasão. Considere a vida de Jesus. Ele foi antes de tudo um homem de ação e não um puro contemplativo.'

'Gostaria que soubesse tudo, que visse como minha vida já foi feia e escura e como lutei e sofri para encontrar a tranquilidade, a paz de Deus.'

Deus é muito poderoso que está presente até nos pensamentos dos que dizem não acreditar na sua existência. Acho que não se tem muito a dizer. mcortexxx.

Um comentário:

  1. Eu também já li este livro, e, inclusive, marquei com canetinha as partes que eu achava mais interessantes, entre elas, os trechos que você citou aqui no blog. O livro que li é uma edição antiga, já fazendo mais de 20 anos que foi impresso. Papel velho e amarelado, do tipo que não deve ser dobrado para não estragar. Este livro ficou encostado um tempão na dispensa. Até que um dia, quando eu já tinha certo gosto por leitura, resolvi ler as primeiras páginas. Nisto, o menino Eugênio despertou de vez meu interesse pelo livro. O tema focado no livro é a AMBIÇÃO DESMEDIDA. E mais tarde vim a descobrir o significado do título do livro, que me deixou mais intrigado ainda, pois me considero um homem que crê na sabedoria cristã.
    É uma obra que está sendo passada de uma certa geração de sábios para nova geração de sábios ! rs
    A linguagem do livro é bela e ao mesmo tempo não é complicada (pelo menos pra mim rs). Recomendo este livro a todos! Sugiro também que investiguem os outros livros de Erico Verissimo. Há mais pérolas dele por aí!
    Quando ao fato de o pai da blogueira... ele deve ser um homem sábio e lhe deu um presentão!

    ResponderExcluir