quinta-feira, 3 de março de 2011

OUVIR.

'O Senhor desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado' Isaías 50:4

Como, em meio a uma multidão barulhenta, uma mãe ouve quando seu bebê chora? e dependendo da necessidade dele, toda ruido simplesmente desaparece? Ela até pode escutar a barulheira, mas só ouve a voz do filho.

Escutar só envolve uma interpretação entre a vibração do ar e o aparelho auditivo; já ouvir depende de dar atenção, decodificar, interpretar, avaliar e reagir. E ouvir como quem está aprendendo envolve pelo menos mais três aspectos fundamentais: 01) dar atenção prioritária, para entender exatamente o que é transmitido; 02) receptividade, para aceitar que não sei, e reconhecer a fonte da informação e 03) disposição de aplicar o que aprender, pois de nada vale ficar só no plano teórico.

No texto de hoje, o profeta Isaías mostra que é preciso ouvir e aprender do Senhor. Deus falou à humanidade de muitas formas, mas Jesus Cristo é a expressão completa da Divindade. Só que ele, após a ressurreição, subiu aos céus e ainda não voltou. Como então Deus fala conosco hoje?

Ao subir para o Pai, Jesus enviou o Espírito Santo, e por meio dele o Deus trino habita em quem conhece os seus mandamentos e os pratica. Este será amado por Deus e Jesus se revelará a ele (Jo 14:21). Sou testemunha de que Deus tem falado comigo e me ensinado de muitas maneiras: pela leitura criteriosa da Bíblia, por certas mensagens, ouvidas e lidas, pelo conselho de amigos, pela repreensão de alguém que me ama, e até por bronca de gente que nem tem relacionamento com o Senhor. Mas em todas essas vezes, estou certo de que o Espírito usou esses meios para falar comigo e me ensinar.

É preciso atenção para perceber a voz de Deus, mesmo nas pequenas coisas, e orar por discernimento para não se distrair com qualquer outra voz. E então, dar atenção, ouvir com receptividade e tratar de aplicar aquilo que Deus ensinou.. ou continuar no erro.

Não basta ouvir, é preciso fazê-lo, como quem está aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário